terça-feira, 7 de outubro de 2014

Abajur feito com garrafão de vinho



E ai galera, beleza? Vim hoje falar sobre um trabalho que fiz na faculdade na cadeira de ECODESIGN, A professora passou um trabalho pra turma fazer uma luminária, um mobiliário (sofá, banco, mesa...) ou um artigo de decoração. Eu e minha equipe fizemos uma luminária e um mobiliário. Vou falar especificamente da luminária, que foi a qual eu fiquei responsável de fazer. E claro, tinha que reutilizar materiais que normalmente seria descartado por nós, e ficaria sem nenhuma outra função.

Logo que ela passou isso, pensei no garrafão de vinho, aquele de vidro, 5 litros, então fiz um passo a passo, que vocês vão poder acompanhar agora.

Para fazer esse abajur, você vai precisar de:


  1. Garrafão de 5l
  2. Soquete com fio
  3. Lâmpada (opte pela que consome menos energia) 
  4. Rolha
  5. Cúpula 
  6. Furadeira
  7. Faca



Você precisa fazer um furo no garrafão, para isso é preciso uma furadeira, e a ponta da broca é a diamantada, o processo é demorado, pois é preciso molhar a ponta da broca para conseguir furar o vidro, depois passa o fio pelo buraco feito, e o gargalo, em seguida  passa o fio pela rolha, (faça um furo na rolha com a faca), depois monta o soquete, enrosca no buraco que foi feito na rolha, põe a cúpula e por ultimo a lâmpada.



Fiz o mais básico, mas você pode colocar, bilas dentro do garrafão, ou colocar folhas secas aromatizadas, até mesmo pintar o garrafão, é só usar a sua criatividade.

Vou falar um pouco do vidro, que foi o material que eu utilizei para fazer essa luminária:

O vidro é uma substância sólida e amorfa, que apresenta temperatura de transição vítrea. No dia a dia o termo se refere a um material cerâmico transparente geralmente obtido com o resfriamento de uma massa líquida à base de sílica.

Fabricação: A fabricação é feita no interior de um forno, onde se encontram os panelões. Quando o material está quase fundido, o operário imerge um canudo de ferro e retira-o rapidamente, após dar-lhe umas voltas trazendo na sua extremidade uma bola de matéria incandescente.

Agora a bola incandescente, deve ser transformada numa empola. O operário gira-a de todos os lados sobre uma placa de ferro chamadamarma. A bola vai se avolumando até assumir forma desejada pelo vidreiro.

Finalmente a peça vai para a seção de resfriamento gradativo, e assim ficará pronta para ser usada.

Resistência e Durabilidade: O vidro é um material que não se pode determinar o tempo de permanência no meio ambiente sem se degradar, e também não é nocivo diretamente ao meio ambiente, por isso é um dos materiais mais recicláveis que existem no consumo humano. Para minimizar as emissões gasosas dos fornos a gás, as indústrias utilizam gás natural, que provoca menor impacto no meio ambiente.



Principais características
· Reciclabilidade

· Transparência (permeável à luz)

· Dureza

· Não absorvência (impermeável a fluidos)

· Ótimo isolante elétrico

· Baixa condutividade térmica

· Recursos abundantes na natureza

· Durabilidade









Também tirei algumas fotos dos trabalhos dos meus colegas para vocês darem uma olhada, (não tirei foto de todos, pois alguns só mostraram os projetos na hora da apresentação).









Esse foi o mobiliário que minha equipe fez, mesinha apoio para notebook, feito com cano de pvc (reutilizando o cano de pvc)


Um comentário:

  1. Interessante!!!
    Alem do abajur as outras luminárias tb ficaram mt bonitas!!! ;)

    ResponderExcluir